quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tipos de Chocolates

Oláá gente do bem!

Primeiramente uma pequena correção: O curso de segunda-feira na FERGA não era da Norcau, mas da Aristides.

O curso não foi o que eu esperava. Nós apenas assistimos a professora ensinando como se fazer e preparando os chocolates bem lindos (não foi aprender fazendo, sabe)... talvez por isso tornou-se um pouco cansativo (ou até por ser segunda-feira), mas foi bacana.. aprendi as receitas (que assim que eu comprar os chocolates, estarei disponibilizando para vocês), conheci mais algumascoisas sobre chocolates e o melhor de tudo é que eu estava na companhia da queridíssima Patty (@paty_schmitt)!

Uma coisa que chamou muito a minha atenção foi quanto aos três tipos de chocolates e as suas utilizações (seguem abaixo):


Chocolate Nobre: É aquele que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição. Pode-se dizer que é o único chocolate "verdadeiro"/puro. E para ter um chocolate com brilho que tenha uma textura que derreta na boca, esse chocolate deve passar pela temperagem antes do seu emprego. Indicado para: bombons, trufas, ovos de páscoa, decorações de bolos, mousses, ganache, bolos, tortas, fondue, espetinhos de frutas, caldas, etc.

Chocolate Hidrogenado: É aquele que leva na embalagem, o titulo de cobertura. É encontrado facilmente no mercado e é mais barato. Nesse tipo de chocolate, parte da manteiga de cacau é substituída pelo óleo extraído da soja. Ele é mais fácil de trabalhar, pois não precisa de temperagem, pois não tem o sabor e a textura do chocolate nobre: Indicado para: decorações , raspas, cobrir e decorar alfajores, pão de mel, biscoitos, bolos, tortas, etc.



Chocolate Fracionado:  Como os hidrogenados, também são coberturas. A diferença entre eles é que os fracionados são feitos com gordura extraída de um coco denominado palmiste. Tem mais sabor de leite e textura mais aveludada. É ótimo para se ter mais economia nas preparações banhadas com chocolate, devido a sua textura mais fluida, permitindo casquinhas mais finas. Dá mais estrutura para trabalhar e seca rápido. Dispensa o processo da temperagem. Indicado para: bombons, alfajores, pão de mel, bolos, tortas, biscoitos, docinhos, decoração de arabescos, etc.

E pra quem quiser conferir o site da Aristides (http://www.aristides.ind.br)

Então por hoje é só pessoal..
me vou a cama, pois estou acabado de sono.

Forte abraço!

Um comentário:

Agora é a vez de você colocar os seus temperos!