quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pretinho básico

Um recente estudo realizado pela nutricionista brasileira Daniela Sartorelli, pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, na França, com participação da USP, descobriu que quem tomar café na hora do almoço tem menos risco para diabetes. Foram avaliadas em torno de 70 mil mulheres. 

As voluntárias que tomavam um copo pequeno de café nessa refeição tinhas 34% menos chances de desenvolver a doença. O tipo de café: com açúcar ou sem, cafeinado ou descafeinado não fez diferença na proteção contra o diabetes tipo 2. Entretanto, o efeito protetor só vale para a hora do almoço.

Durante o estudo, 1.415 participantes desenvolveram o diabetes. Os números impressionam: entre as mulheres que tomavam pelo menos um copo de café na hora do almoço (aproximadamente 125 ml), 374 tiveram diabetes. Porém, a doença atingiu 1.051 das participantes que ingeriam menos ou nenhum café durante o almoço. 
A pesquisa foi pioneira por demonstrar que o horário em que o café é consumido pode interferir nos efeitos, embora existam 17 estudos mostrando que o café reduz o risco de desenvolver diabetes. As mulheres que tomavam café em outros horários não tiveram uma incidência menor de diabetes. O mesmo vale para mulheres que tomavam chá. Os pesquisadores não conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo, porque poucas participantes tomavam cafés dessa categoria. 

Há duas explicações possíveis para entender o mecanismo que faz o café prevenir o diabetes. Uma delas é que o café retarda ou reduz a absorção de uma parte da glicose adquirida na alimentação. Ou a bebida pode ter protegido da diabetes porque depois do almoço costuma ser tomada sem leite, diferentemente do café da manhã ou da tarde, em geral. Apenas o café sem leite reduziu o risco de desenvolver diabetes


(Por: Revista Sabores do Sul)

3 comentários:

  1. Sou viciada num cafézinho e não curto muito quando alguem fala que isso e aquilo faz mal pra minha saúde. De que adianta parar de comer as pequenas coisas que fazem mal se eu posso contrair doença de outra forma qualquer? Claro que me refiro a coisas pequenas, pois gorduras, frituras e etc fazem mal sim em excesso e eu que não quero perder esse corpinho e ainda por cima ter um infarto.

    Mas né, deixa o cafézinho!

    ResponderExcluir
  2. I <3 COFFEE!

    Mas não tenho certeza se entendi o estudo... Tomando ou não o café no almoço eu vou desenvolver o diabetes tipo 2, no entando, o consumo dele após essa refeição pode retardar o seu surgimento? ISSO?
    Vou para o lanche agora, e vou optar por tomar um chá no lugar do café!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Então como eu disse, eu amo café. Fui lanchar, tinha um pedaço de torta para mim ainda, e não resisti. Estou tomando uma chicará de café. Mas que fiquei claro, a chicará é pequena e pus pouco açucar. haha

    ResponderExcluir

Agora é a vez de você colocar os seus temperos!